top of page
Lucas Anunciação

TRANSFORME SUA COMUNIDADE: O PODER DO PEQUENO GRUPO DE JESUS PARA MULTIPLICAR DISCÍPULOS

Os pequenos grupos de uma Igreja devem ter como modelo o pequeno grupo de Jesus.

As preciosas características do pequeno grupo de Jesus podem servir como uma ferramenta de ajuste para os grupos de hoje na evangelização e multiplicação de discípulos.



 

1.RELACIONAMENTO PESSOAL E MUTUALIDADE


Eles tinham um relacionamento pessoal onde a mutualidade era praticada. Esse forte vínculo os estimulou a cuidar com amor uns dos outros, como também a conhecer o potencial de cada integrante para situações específicas. A Bíblia nos ensina sobre a importância desse cuidado mútuo em Gálatas 6:2: "Levem os fardos uns dos outros e assim estarão cumprindo a lei de Cristo."



2.SIMPLICIDADE E CUMPRIMENTO DA GRANDE COMISSÃO


Algo que se destaca é que eles eram pessoas simples. Andar com Jesus é suficiente para o cumprimento da Grande Comissão, conforme Mateus 28:19-20: "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei."


3.ENSINO E TRANSFORMAÇÃO


Assim como em um pequeno grupo nos dias de hoje, o líder, Jesus Cristo, ensinou valores diariamente que os impulsionaram a fazer o mesmo. Eles foram transformados em pescadores de homens (Mateus 4:19): "Venham, sigam-me, e eu os farei pescadores de homens."


4.INTIMIDADE E TRABALHO EM EQUIPE


Essas mesmas pessoas, tal como em um pequeno grupo nos dias de hoje, desenvolveram a intimidade a partir dos seus encontros. Aprenderam a trabalhar juntos, respeitando as diferenças necessárias, e mantiveram o foco na visão frutífera de Jesus Cristo. Em Atos 2:44-47, vemos como os primeiros cristãos viviam em comunhão: "Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum."



5.ORAÇÃO E PODER


Aprenderam a orar e desenvolveram-se no poder que receberam através das experiências, porque foram obedientes ao treinamento que receberam. Jesus enfatizou a importância da oração em Lucas 18:1: "Jesus contou aos seus discípulos uma parábola para mostrar-lhes que deveriam orar sempre e nunca desanimar."


6.MULTIPLICAÇÃO E CUMPRIMENTO DO PROPÓSITO


Tendo em vista essa grande oportunidade de crescimento pessoal, isso não ficou retido em apenas um único discípulo e nem mesmo para esse único grupo modelo. Mas eles replicaram isso, multiplicaram, alcançaram outras vidas e novos lugares, cumprindo o propósito, como está escrito em Atos 1:8: "Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês; e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra."



Essas características do pequeno grupo de Jesus não apenas moldaram a vida dos discípulos, mas também continuam a ser um modelo eficaz para os pequenos grupos nas igrejas de hoje.


Comments


bottom of page