Esse livro fala sobre PECADOS, não sobre pecados óbvios da sociedade, mas sobre os pecados sutis dos cristãos.
Pecados intocáveis é aquele tipo de leitura que te tira da zona de conforto. Que te confronta e te mostra aquilo que você precisa mudar.
Atualmente o conceito integral de pecado praticamente sumiu da sociedade em geral, e tem sido abrandado em muitas igrejas para não ferir a consciência moderna.
E como se comportam as igrejas evangélicas conservadoras? O conceito de pecado também desapareceu de nosso meio? Não, não desapareceu, contudo, em muitos casos, foi redirecionado para os que não fazem parte de nosso meio e cometem pecados fragrantes como aborto, homossexualismo, assassinato etc... É fácil condenarmos esses pecados óbvios enquanto ignoramos nossos pecados de fofoca, orgulho, inveja, ciúmes, amargura, ansiedade, egoísmo, descontrole, mundanismo, luxúria, ou até nossa falta de qualidades amáveis que Paulo chama de fruto do Espírito (Gl 5:22-23).
Ficamos indignados com os pecados depravados da sociedade. Mas porque também não lamentamos, nosso espírito crítico, nossa impaciência, nossa ira?
É fácil livrar a nossa própria cara dizendo que os pecados que cometemos não são tão vergonhosos quanto os cometidos pela sociedade. Mas acontece que Deus não nos deu autoridade para estabelecer graus de pecados.
É fácil livrar a nossa própria cara dizendo que os pecados que cometemos não são tão vergonhosos quanto os cometidos pela sociedade. Mas acontece que Deus não nos deu autoridade para estabelecer graus de pecados.
Precisamos reconhecer que alguns pecados tem consequências diferentes sim. Como por exemplo: lançar um olhar cobiçoso é diferente de cometer um adultério. É melhor ter raiva de alguém do que matá-lo. Contudo Jesus afirmou que quem mata e quem se ira contra o irmão serão de igual modo julgados. E quem lança um olhar cobiçoso, o adultério já começou o coração.
A verdade é que todo pecado é sério porque todo pecado infringe a lei de Deus
Todo pecado até mesmo àquele que achamos insignificantes é rebeldia contra Deus.
Pecado é pecado. Mesmo os que classifico de "pecados aceitáveis pelos santos" - aqueles que toleramos em nossa vida - são graves aos olhos de Deus. Pág. 21
Os pecados aceitáveis são sutis porque nos enganam e nos levam a pensar que não são tão maus assim ou simplesmente que não são pecados, ou pior ainda, porque nos induzem a não pensar neles de modo nenhum.
Não importa se nosso pecado é escandaloso ou intocável, todo pecado é pecador, somente pecador e totalmente pecador. Se é pequeno ou grande aos nossos olhos, é hediondo aos olhos de Deus. Pág. 29.
A realidade é que mesmo após convertidos a nossa carne continua guerreando dentro de nós, infelizmente ainda temos pontos cegos de pecados. E precisamos do poder convincente do Espírito Santo para detectarmos esses pontos cegos.
Te incentivo a pedir a Deus que abra os seus olhos para enxergar aqueles pecados que você tolera ou nega que existam em sua vida. Nada substitui a humildade e a confissão sincera de nossos pecados como primeiro passo para lidar com eles.
Não se recuse a encarar o seu pecado!
...Que sejamos tão severos com nossos pecados sutis quanto somos com os pecados repugnantes que condenamos nos outros. Pág. 115
Indicação de Livro: PECADOS INTOCÁVEIS
Páginas: 173
Autor: Jerry Bridges
Para mais conteúdos como esse, siga no Instagram o perfil da nossa autora Joyce de Paula @biblia.amada
Comments