top of page
Lucas Anunciação

CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO

No ano de 1999 eu tinha 19 anos e trabalhava em um centro de distribuição.


Tudo naquele lugar era novidade para mim. Eu lembro de observar e aprender impressionado com aquela movimentação de pátio, na entrada e saída de materiais.

Ali havia um grande número de trabalhadores, e eles eram liderados como uma engrenagem sincronizada para as entregas e avanço daquela organização.

Os anos se passaram e hoje trago essa lembrança como uma ilustração para compartilhar um pouco sobre liderança.


Quero com isso encoraja-lo para que lidere graciosamente, e trabalhemos ajustados à partir da sabedoria de Deus no mais importante centro distribuição da Terra, a Igreja.


Jesus Cristo capacita os discípulos e os comissiona para a missão mais especial e abrangente que alguém poderia receber (Mt 28:18-20). O apóstolo Paulo instruiu ao discípulo Timóteo a transmissão do que ele recebeu (2 Tim 2:2). Sabemos que essa é a missão da Igreja, precisamos de líderes que sejam graciosos e que estejam engajados nesta distribuição.


Uma liderança graciosa não se contenta em possuir um estoque para si mesmo, não basta ter muito conhecimento e influência, é ainda mais importante multiplicar a visão bíblica em fazer uma boa distribuição do que recebeu.


Líderes que fazem o exercício da movimentação de pátio, da entrada e saída nos seus corações, jamais ficam sem bom ânimo. Eles não trabalham sozinhos porque reconhecem a dinâmica de alcançar um grande número de vidas, com isso constantemente transmitem sua experiência, são fontes de graça e conhecimento para que o evangelho avance por toda a Terra.


O que eu quero que perceba é que você não poderá receber mais se escolher fazer administração de estoque passado. O propósito de uma liderança graciosa deve ser formar outros líderes com o caráter de Jesus Cristo.


É preocupante quando um líder se concentra apenas no seu celeiro, ele pode ter prazer na sua alma, mas este prazer não poderá ser multiplicado porque não pode alcançar outros. Os líderes da Igreja não devem concentrar as suas forças no que somente eles mesmos podem realizar, porque não é assim que um bom centro de distribuição funciona.


As pessoas precisam ser envolvidas em amor para que tudo possa fluir, não há o que temer, a graça de Deus cuida de todos de ponta a ponta. Quem está discipulando hoje, está preparando aqueles que vão cuidar bem da Igreja no futuro. Jesus Cristo nos deu um presente quando nos ordenou fazer discípulos. Ele sabia que existe uma alegria renovada para quem obedece e coopera para o avanço dos outros.


São tantas as vezes que falamos sobre a brevidade da vida, então não podemos esquecer que a liderança também vive debaixo desta mesma regra natural. O evangelho nos chama para sermos canais abertos de bênçãos e formação de novos e melhores líderes.


Quando um líder se torna estagnado ele se contenta em ver o seu estoque cheio, mas líderes graciosos possuem uma inquietação desejável, porque é ainda mais agradável ver a distribuição acontecendo e seu estoque sendo renovado, afinal de contas este é o propósito !


Um líder não precisa se preocupar em reter o seu estoque, se a sua liderança é abastecida pela graça. Este é o coração de uma liderança viva que deve encorajar a movimentação dos santos para o crescimento da Igreja e distribuição da mensagem para todos os lugares da Terra !


Sobre o autor

Lucas Anunciação é pastor presidente na Igreja Batista Vila em Itaguaí-RJ, Serve voluntariamente como Dr Executivo na Associação de Amigos do Ministério Pastoral. Autor de planos de leitura para a Youversion Bible e de outros materiais para editoras evangélicas. Graduado em Teologia pela Faculdade de Teologia Integrada, pós graduando em Teologia e interpretação bíblica na Faculdade Batista do Paraná. Casado à 20 anos com Josiane Venancio e pai do jovem jogador de futebol,Davi Venâncio de 12 anos.


Comments


bottom of page